terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Carros com engate para reboque, uma moda que não vai embora apesar do mau gosto.

  Existem modismos automobilísticos. um fato inegável. O problema é quando se atinge um estágio onde uma moda passageira vira um pseudo artigo de segurança em colisões traseiras, sim falo do engate. É moda no Brasil e alguns anos atrás causou certa polêmica, quanto a pedestres que se feriram nesse "adorno" obrigando a mudança no seu formato, mas enfim não muda nada no risco de ferimento, apenas não conta as pernas como nos antigos...
Onde esta a beleza e valorização do carro nessa peça?
  O pior não está na instalação do acessório em si, pergunte a donos de carros com engate quantas vezes já usaram a peça para reboque? Uma ínfima parcela respondera positivamente. Primeiramente, o engate não valoriza o visual do carro, segundo, em caso de uma leve colisão, os danos causados no carro que atinge a traseira é multiplica, já presenciei um carro tendo o radiador perfurado em uma simples encostada, e o mais importante, sabia que o engate é ligado a importantes pontos estruturais do carro? O significa, a "proteção", pode vir a se tornar um enorme problema, até mesmo condenar um carro a perca total.
  Acho que quem realmente gosta do carro procura outros meios de torna-lo exclusivo e, procura ser atento ao trânsito para preservar um bem muitas vezes querido, rodas de liga, rebaixamento da suspensão de uma forma que consiga andar pelas ruas sem oferecer riscos são formas interessantes, além do mais hoje contamos com envelopamento de veículos.
Uso correto do engate
  Neste fim-de-semana que passou, fiquei aliviado, retiramos o engate do carro adquirido a 2 meses, eu bati a canela no engate que veio e afirmo, modelo de engate novo, causou muita dor, uma batida leve na perna, imagina um pedestre que bate forte? Sim sou a favor de carros customizados, mas terminantemente contra o uso de engate em um carro que não reboca carretinha.

5 comentários:

  1. Falou muito bem. Engate é algo totalmente desnecessário, fora os prejuízos que ele claramente traz.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com isso , nunca me machuquei em engate , mas imagino a dor que seja.

    Pior é que tem gente que acha que valoriza o veiculo.

    Ta ai um acessório do carro que deveria ser só permitido para quem comprovar que ira utilizar.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, não existe razão para usar, aliás, quem utiliza para reboque geralmente usa modelos mais caros, onde a esfera e o suporte são removíveis, no caso de camionetes médias e grandes, não há problema, já que apenas uma esfera no para-choque ou dispositivos telescópicos nas mais modernas, enfim essa moda é ridícula, e dói bater a perna ali, fora que a dor as vezes volta, desnecessário é pouco, coloca em risco não só pedestres, mas como todo mundo.

    ResponderExcluir
  4. Também não gosto de engate, mas vou ter que colocar para puxar a carretinha com minha moto.
    Mas também não precisamos exagerar né, o engate vai nas longarinas do carro, e se uma batida for forte o suficiente para entortar as longarinas, tenha certeza que sem o engate, vai desmontar toda traseira da mesma maneira!
    E bater a perna no engate? puts tem que ser muito manco mesmo, odeio quando alguem passa raspando no carro, ai mulher bate bolsa, botão de calça risca, etc... tem q dar na canela mesmo pra aprenderem a cruzarem a rua na faixa e não se escorrando nos carros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso o uso do engate é indispensável, quanto ao comprometimento da estrutura, pode ocorrer sim em uma colisão não muito violenta, sendo que a carroceria tende a ter uma deformação durante um impacto e a estrutura da grande maioria dos carros nacionais não são grandes coisas, visto os resultados do último Lantin NCAP, mas sim existe quem consiga bater a perna no engate eu fiz isso na garagem de casa que ficou um pouco apertada, e pior ainda pedestres que fazem de tudo para riscar os carros propositalmente, mas acho que o objetivo era exatamente esse promover comentários de opinião.

      Excluir

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...