domingo, 18 de novembro de 2012

Manutenção, algo não muito simples.

  Comprar um carro, tirar habilitação e pegar o carro dos pais, dois momentos prazerosos e de alegria para maioria das pessoas. O veículo independente do tipo, modelo ou idade traz uma sensação de liberdade e mobilidade. O tempo passa o carro já não é mais o mesmo, um barulho na suspensão, visto a qualidade de nossas vias, uma troca de óleo, algum outro item de manutenção periódica ou até mesmo um problema repentino que nos faça buscar um serviço técnico profissional.
  Tão importante quanto escolher um carro que atenda suas necessidades e caiba no orçamento é encontrar um mecânico de confiança, muitas vezes aquele profissional que cuida do carro da família a décadas não da conta da tecnologia empregada no modelo adquirido, não teve oportunidade de se atualizar ou aprendeu "na raça", e acham que todos os cursos disponíveis  são uma bobagem ou estão muito velhos para aprender algo novo. Quando o carro é novo, ou de um modelo recente muitos pensam na concessionária, mais uma decepção para o proprietário, as concessionária costumam muitas vezes empurrar serviços e produtos desnecessários, além de que muitos dos profissionais que ali exercem sua profissão não conhecem o mínimo da tecnologia empregada pela montadora que ele representa.
  Chegamos a outro paradoxo, indicação de amigos ou parentes para determinada oficina ou profissional, muitas vezes com problemas persistentes que ninguém consegue descobrir ao certo suas causas, começa o achismo, não custa tentar. No caso de indicação devemos observar alguns pontos, quem indicou o serviço zela por seu veículo, qual estado geral, o carro é antigo e o seu moderno, visita muitas vezes a oficina e se possível verifique o funcionamento, falhas no motor e excesso de fumaça podem indicar facilmente manutenção falha. Mas chega a hora e vamos conferir nossas referências, o mais importante, repare se o profissional lhe atende com calma e atento aos sintomas relatados, desconfie se antes mesmo do diagnóstico ouvir "esse carro da problema 'x' e que certamente é isso", mais importante do que a limpeza do ambiente, uma oficina limpa é melhor, verifique a organização dos mecânicos e a iluminação, local organizado e bem iluminado costumam ser mais confiáveis, e não menos importante avalie o conhecimento técnico, isso fica claro na hora de passar o orçamento, explicando o que o problema acarreta, porque de acontecer e consequências futuras.
  O profissional de reparação automotiva no Brasil infelizmente nos dias atuais continua sendo um simples "Zé", mas hoje todo profissional que realmente demonstra interesse é desvalorizado, o maior vilão dos preços de reparação é o custo das peças, completamente o inverso do que ocorre no exterior onde peças custam menos e a mão-de-obra é muito mais valorizada. Hoje os carros empregam eletrônica nos mais diversos componentes e a tendência é do aumento dela nos próximos anos, uma profissão que engloba diversas habilidades e requer conhecimentos diversos, e o não menos importante cheque os detalhes de seu veículo antes e depois da execução do serviço, muitos profissionais agem de má fé e acabam quebrando peças, suportes, presilhas e não se preocupam em o cliente descobrir, afinal o tempo que seu carro permanece na oficina é de responsabilidade total do estabelecimento, portanto seu carro deve sair no mínimo igual ao momento de entrada, uma simples vareta de óleo quebrada pode acarretar um prejuízo de centenas de reais dependendo do modelo, e lembre-se reparação automotiva esta ligada diretamente a vida dos ocupantes de um veículo portando um serviço mau executado pode colocar a vida do condutor, passageiros e de terceiros em risco.

2 comentários:

  1. Disse Tudo ! Hoje é bem isso mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci o mais importante, ainda existem os honestos que admitem seus atos, no caso que me inspirou essa postagem felizmente o cara se comprometeu em pagar o prejuízo...

      Excluir

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...