segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Alfa Romeo 8C Competizione Spider

 

  O Alfa Romeo 8C Competizione apareceu pela primeira vez como um carro conceito no Frankfurt Motor Show de 2003. As linhas faziam reverência aos Alfas das décadas de 1950 e 1960, o sobrenome Competizione por sua vez se refere ao 6C 2500 Competizione de 1948, carro que competiu na Mille Miglia nos anos de 1949 e 1950 onde faturou o terceiro lugar nas duas ocasiões. No mesmo ano de 1950, Juan-Manuel Fangio e Augusto Zanardi saíram vitoriosos da Targa de Fiorio a bordo do 6C 2500 sendo assim notável a homenagem ao modelo.
  Durante o Salão do Automóvel de Paris em 2006, foi anunciada a produção de 500 unidades do 8C. A versão de produção era praticamente idêntica a versão apresentada 3 anos antes na Alemanha, as poucas modificações como faróis dianteiros em xenônio, saída de ar nos para-lamas dianteiros e o desenho das rodas. O carro era oferecido nas cores preta ou vermelha, cores especiais como amarelo pérola e Red Alfa eram oferecidas como opção, mas para o cliente que desejasse mais exclusividade poderia ser pintado de qualquer cor incluindo cores históricas de modelos da marca destina às pistas, muitos proprietários escolheram por escolher a cor de sua preferência, fazendo com que existam 8C’s de todas as cores imagináveis.
  O motor escolhido foi nada menos do que um V8 à 90° montado pela Ferrari, sua cilindrada é de 4,7litros que gera a potência máxima de 450cv a 7000rpm e torque máximo de 49kgfm, tudo isso vêm montado em chassi de aço de alta resistência modificado do Maserati  Gran Turismo do qual também se originam motor e câmbio. A transmissão é do tipo robotizada de 6 marchas e conta com diferencial de deslizamento limitado. A carroceria totalmente em fibra-de-carbono garante ao 8C o peso total de 1585 kg, o que torna seu desempenho respeitável o Competizione leva 4,2 segundos para sair da imobilidade aos 100km/h e sua velocidade máxima é de 292km/h, nada mal para um esportivo exclusivo focado na imagem.

  Durante o Pebble Beach Concours d’Elegance de 2005, a Alfa Romeo apresentou como conceito o 8C Competizione Spider, o carro foi construído pela Carrozzeria Marazi. Em setembro de 2007, Sergio Marchionne confirma a produção da versão Spider, 500 carros foram anunciados custando bem mais do que a versão convencional. Em 2009, tem início a produção do 8C Spider, onde na cidade de Modena a Maserati ficaria responsável por sua produção, assim como ocorrerá com a versão comum. Com as vendas iniciadas no Salão de Genebra daquele ano, 35 das 500 unidades foram vendidas para o mercado norte americano onde foram vendidos por incríveis 299 mil dólares. Em relação ao Cupe o Spider perde 2km na velocidade máxima e a aceleração de 0 a 100km/h ficava 0,3 segundos mais lenta, fruto do acréscimo de apenas 90 Kg e maior arrasto aerodinâmico. É o preço que se paga por ter um conversível, ganha-se o céu em detrimento à uma ínfima perca de performance, simplesmente um carros espetacular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...