quarta-feira, 4 de junho de 2014

Lobini H1


  Após a abertura das importações na década de 1990, o mercado de esportivos era totalmente renovado e os fora-de-série sentiram o peso da idade perante aos esportivos estrangeiros que agregavam muito mais tecnologia e mecânicas mais eficientes do que o que tínhamos até então e isso somado ao preço similar fez com que os fabricantes artesanais nacionais encerrassem as atividades. Em 1999, teve o início do desenvolvimento de um novo esportivo fora-de-série, nascia assim o que levaria anos mais tarde ao Lobini H1, o primeiro protótipo foi denominado de P1 e utilizava o conjunto mecânico de Alfa Romeo 164, o motor V6 desenvolvia 240 cv que aliado ao baixo peso do carro era praticamente incontrolável.
  Diversas mudanças aconteceram no projeto e após a apresentação do produto a possíveis compradores começou o desenvolvimento do do P2 já com motor 4 cilindros de 1,8 litro, 20 válvulas turboalimentado que equipava o Golf GTi e as versões mais caras do Audi 3 ambos produzidos no Brasil. Após o terceiro protótipo em 2003, finalmente no ano de 2005 o H1 teve sua produção comercial iniciada.
  Com chassi tubular em aço carbono por baixo de uma carroceria de fibra de vidro com dimensões compactas, o H1 pesa apenas 1030 Kg ante os 1302 Kg do Golf GTi, o que lhe confere uma relação peso/potência de 5,72 Kg/cv. A potência são os mesmos 180 cv a 5500 rpm do motor VW/Audi, o torque também permanece o original de 24 Kgf.m a 1950 rpm, nada de muito excepcional comparado com motores atuais, mas sua performance é notável acelerando de 0 a 100 Km/h em 6 segundos e atingindo a velocidade máxima de 230 Km/h. Um fato interessante sobre o Lobini é que seu desenho remete ao Lotus Elise, além da semelhança, o acerto da suspensão do carro brasileiro foi feito pela montadora inglesa, sua disposição para curvas dispensa comentários afinal não é qualquer carro que tem essa grife no acerto dinâmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...