quarta-feira, 25 de junho de 2014

Toyota Prius (NHW30)


  Nas últimas duas décadas, o fantasma da crise mundial do petróleo tem se mostrado presente e, junto a ela veio uma preocupação ambiental que para entusiastas automotivos é uma eterna briga com ecologistas (famosos eco-chatos). Eletricidade hoje é uma realidade como meio de energia de alguns veículos, mas é uma tecnologia cara e a autonomia desses veículos ainda são limitadas quando comparadas ao petróleo e, em grande parte dos países a energia não é proveniente de fontes renováveis, os carros 100% elétricos podem tirar a poluição de grandes centros urbanos, mas seria apenas uma forma de mudar o problema para as regiões onde estão instaladas usinas termo-elétricas que queimam combustíveis fosseis o que transfere a poluição e não resolve o problema e em pior caso, energia nuclear que gera resíduos tóxicos que permanecem por séculos ameaçando o meio ambiente. Uma solução plausível para o problema da poluição em grande centros urbanos são os veículos híbridos que, são um misto entre o motor a combustão interna e um ou mais motores elétricos.
Prius de primeira geração (NHW10). http://www.hybrid-nenpi.com/
  Prius é uma palavra que tem origem no latim que traz o significado algo como "primeiro" e "antes ", e sim o Prius é o primeiro hibrido fabricado em massa e veio antes da preocupação ambiental coletiva, para ser mais exato no ano de 1997. A Toyota oferecia o Prius exclusivamente para o mercado japonês, era um sedã compacto. Em 2000, o Prius passou por pequenas atualizações de estilo e passou a ser oferecido no mercado americano, denominado NHW11, era completamente adaptado ao mercado dos EUA, direção hidráulica e ar-condicionado eram itens de série e, o desempenho era compatível com o modo de deslocamento do público americano, que necessita de maior velocidade média e melhor aceleração para encarar as freeways. Essa geração teve o seu fim em 2003.
Segunda geração (NHW20). wikimedia.org
  A segunda geração do Prius traz o estilo que o mundo inteiro passou a associar aos carros híbridos. Agora com uma carroceria ao estilo liftback e maior, se aproximando em tamanho ao Toyota Camry, a nova distribuição da mecânica deixou o interior mais espaçoso além de garantir um bom espaço para bagagens. O Prius de segunda geração era ainda mais eficiente do que o anterior, consumindo menos combustível e emitindo menos ainda poluentes, para se ter ideia o compressor do ar-condicionado tinha o acionamento 100% elétrico. Tornou-se o carro favorito das celebridades ambientalmente preocupadas e ganhou diversos prêmios no estado da Califórnia, onde as leis ambientais são bastante rígidas.
Geração atual do Prius (NHW30). wikipedia.org
  A terceira geração e atual geração do Prius foi lançada em 2009, o novo design traz uma melhora aerodinâmica com Cx de 0,25, 0,26 no modelo anterior. O motor a gasolina teve a cilindrada aumentada dos 1,5 litro para 1.8 litro que rende 98 cv que totalizam os 134 cv quando somados com a potência do motor elétrico, a potência combinada era 110 cv na geração anterior. Essa geração do Toyota Prius é a primeira a ser oferecida no Brasil, os altos impostos e a falta de incentivo para veículos menos poluente faz com que seu preço seja absurdo, assim como acontece no mundo inteiro o carro hibrido seria uma boa opção para os grandes centros urbanos brasileiros, mas infelizmente temos a barreira fiscal e em segundo plano e não menos importante, não temos mão-de-obra capacitada para oferecer a devida manutenção em veículos com essa tecnologia. No mundo automotivo existem alguns perfis de apaixonados, os puristas, os ecologistas fanáticos e os que preferem ficar no meio termo, me identifico no terceiro grupo, sou apaixonado por motores grandes e beberrões, mas acho plausível a adoção de híbridos no ambiente urbano, afinal assim como todos podemos conviver em sociedade, existe espaço para todo tipo de opção energética.
Prius atual e suas variantes. http://www.toyotaofriveroaks.com/
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...