quarta-feira, 2 de julho de 2014

Hyundai Azera/Grandeur


    O Hyundai Azera é um sedã médio-grande da Hyundai que fica posicionado entre o sedã médio Sonata e o grande Genesis, no mercado asiático é chamado pelo no de Grandeur e sua história teve início em 1986, no mercado brasileiro chegou apenas em 2008 já como modelo 2009. Em sua primeira geração que ficou no mercado até o ano de 1992, o Grandeur era uma versão licenciada pela Mitsubishi do Debonair. Em sua segunda geração 1992-1998, o Grandour foi desenvolvido junto com a  Mitsubishi, assim nascia também uma nova geração do Debonair, sendo que a montadora coreana ficou com a missão de criar o design e a japonesa por fornecer os motores, a segunda geração do Grandeur foi um sucesso de vendas na Coréia do Sul em parte graças ao bom motor V6 da Mitsubishi. Entro os anos de 1998 e 2005, o Grandeur ganhou passaporte norte-americano, o projeto era totalmente desenvolvido pela Hyundai e o modelo foi dividido em 3 versões em seu período de venda sendo a primeira denominada XG 250, seu porte era equivalente a de modelos como Toyota Camry e Chevrolet Malibu foi oferecida de 1999 a 2005. A segunda versão da terceira geração do Grandeur era a XG 300 com produção entre os anos de 2001 e 2003, trazia equipamentos equivalentes ao da Mercedes Classe-E e BMW Série 5. E por fim a versão XG 350, essa equipada com um motor de seis cilindros em V e acabamento mais luxuoso, essa versão foi oferecida a partir de 2002.
Primeira geração do Grandeur, basicamente um Mitsubishi Debonair. http://upload.wikimedia.org/
  Em 2006, a Grandeur chega a sua quarta geração e se populariza com o nome de Azera no mercado mundial, ficando apenas ao mercado europeu e sul coreano a antiga denominação. A quarta geração trazia um carro melhor em todos os sentidos, o design lembra um pouco o Honda Accord de sexta geração, sobretudo na traseira com as lanternas envolventes. O Azera chegou ao Brasil 2 anos após seu lançamento mundial já como modelo 2009 e em versão única, a suspensão traseira multi-link , rodas de 17 polegadas, bancos com revestimento em couro, sendo os dianteiros aquecidos, vidros fotocromáticos e um sistema de audio desenvolvido pela Infinity que conta com 10 alto-falantes. O motor V6 de 3,3 litros era na época do lançamento algo destacado pela CAOA, representante oficial da marca no país, como mais potente do que Mercedes e BMW, de fato o motor oferece bons 245 cv de potência a 6000 rpm e um torque máximo de 31 kgf.m a 3500 rpm que podem levar o sedã de 1640 kg da imobilidade aos 100 km/h em 8,7 segundos e a velocidade máxima de 225 km/h, nada mal para um carro com seu porte e peso e transmissão automática de 5 velocidades, em 2010, o Azera passou por pequenas mudanças estéticas, novos para-choques e rodas eram as alterações mais visíveis, com a renovação dos concorrentes e sentindo o peso da idade a quarta geração teve seu fim em 2011, quando um novo Azera mais sofisticado e totalmente novo foi lançado, mas este já é assunto para outra postagem.
Segunda geração com desenho Hyundai e mecânica Mitsubishi, agora o Debonair era versão do Grandeur. www.productioncars.com
Terceira geração, na foto um XG 350. http://en.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...