quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mercedes-Benz Classe C (W204) e Lexus ES350 (XV40)


  Dois carros de estilos distintos, preços similares e de montadoras tradicionais, a Mercedes-Benz dispensa comentários quanto a isso, mas a Lexus, marca de luxo da Toyota, não é tão conhecida dos brasileiros, mas traz qualidade digna de ser colocada ao lado de marcas alemãs, como aqui no caso a montadora da estrela de três pontas. Lançado em 1993, a Classe C da Mercedes teve a tarefa de substituir o lendário 190, atualmente em sua quarta geração o carro mostra sinais evolutivos e um estilo atemporal, suas gerações duram exatos 7 anos e o estilo da mais antiga até a mais moderna continuam transmitindo solidez, falaremos aqui da 4ª geração que foi oferecida entre os anos de 2007 e início de 2014. O Lexus ES 350, atualmente em sua sexta geração, já esteve presente no mercado brasileiro em sua primeira geração, está trazida por embaixadas em poucas unidades, um carro raro por aqui. A segunda geração teve representação oficial da Toyota no Brasil e talvez seja a mais conhecida em nosso mercado, assim como a terceira geração que trazia um estilo similar ao da geração anterior. A quarta geração não chegou a ser vendida no território nacional e a Lexus ficou fora do mercado até retornar timidamente com a quinta geração do ES 350 de forma tímida, hoje a Lexus possui lojas oficias no país e oferece mais modelos em sua linha, mas o preço torna a marca como exclusiva aos mais abastados que muitas vezes não trocam as tradicionais alemãs pela marca americana da Toyota.
  A versão de entrada no mercado brasileiro da Classe C é a C200, equipado com um motor de 1,8 litro equipado com compressor mecânico era capaz de gerar 156 cv a 5000 rpm e um torque máximo de 25,5 kgf.m a 1600 rpm, números expressivos levando em conta o tamanho do motor, com o peso de 1495 kg e equipado com um cambio automático de 5 velocidades, a C200 acelerava de 0 a 100 km/h em 9 segundos e atingia a velocidade máxima de 220 km/h, nada mal para o seu porte. 
  Baseado no Camry, o ES 350 leva este nove por seu motor V6 de 3,5 litros, mas na versão de entrada, recebe o 2,4 litros de 4 cilindros em linha. Equipado com o motor 2.4, o ES 350 rende 165 cv e torque de 22,8 kgf.m, no mercado norte americano esta versão é conhecida como ES 240. Em números o motor é próximo ao do Mercedes, mas não temos dados de desempenho, o Lexus vem equipado com uma transmissão automática de 6 marchas, o que teoricamente o levaria aos 100 km/h um pouco mais rápido do que o Alemão e consequentemente uma velocidade máxima pouco superior ou equivalente, infelizmente fico devendo estes números.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...