quarta-feira, 30 de julho de 2014

Volkswagen Voyage G5 / Gol Sedã


  Após ter sua produção interrompida durante 13 anos, o Voyage voltou com a terceira geração real do Gol, mais conhecida como geração 5. Durante o período fora do mercado, a Volkswagen deixava de participar de um grupo de muito sucesso, os sedãs compactos, na verdade houve a tentativa de preencher esta lacuna com o Polo Sedã, porém o sedã que vinha da Argentina nunca foi sucesso de vendas por aqui. Com a frente idêntica a do hatch, o Voyage se destaca pelo seu terceiro volume, a traseira saliente, que consequentemente aumenta sua capacidade de carga de 480 litros, o Gol acomoda apenas 285 litros.
  Oferecido em diversas opções de acabamento e duas de motor e outras 2 de transmissão, atualmente o Voyage sente o peso da concorrência acirrada, mas no geral tem a seu favor a tradição da marca alemã. As versões básicas contam com motor VHT de 1 litro que entrega 76 cv a 5250 rpm e torque máximo de 10,6 kgf.m a 3850 rpm, sua aceleração até os 100 km/h é feita em 13,3 segundos e sua velocidade máxima é de 168 km/h. Nas versões equipadas com motor 1,6 litro, as coisas ficam mais interessantes, mas não é nenhum carro de desempenho notável, mas sim honesto, são 104 cv a 5250 rpm, o torque mais alto é disponibilizado em rotações mais baixas, são 15,6 kgf.m em 2500 rpm. O 0 a 100 km/h é feito em 9,8 segundos e a velocidade máxima é de 193 km/h. Ainda nas versões 1.6, existe a possibilidade de transmissão automatizada, nada mais que um cambio comum com acionamento automático, mas no geral é um cambio mecânico, seu desempenho é um pouco inferior e, sua operação transmite trancos a cada troca de marchas, o que pode ser incomodo para algumas pessoas.
  O Voyage é um bom carro, talvez o recesso de sua produção tenha enfraquecido seu nome forte nas décadas de 1980 e início de 1990, a concorrência aumentou neste período e ter um produto alinhado ao da concorrência já não é garantia do sucesso, sucesso esse que o carro obtêm de maneira tímida, agora resta saber qual sera a estratégia da VW para próxima geração, quanto ao desenho do carro aguardem por algo conservador, mas o que realmente necessita de revisão são os preços e o conteúdo oferecido, a concorrência anda melhor neste quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...