quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Fiat Idea


  Lançado no mercado europeu em 2003, o Idea chegou ao Brasil em 2005, apesar da semelhança no design, sendo praticamente o mesmo carro por fora, não era exatamente o que ocorria nos dois mercados, o europeu era quase que totalmente diferente do Idea que temos no Brasil e que é exportado para a América Latina. No continente europeu, o Idea era uma minivan de uso urbano, um dos seus destaques era a capacidade de manobrar em pequenos espaços, a direção contava com assistência elétrica, hidráulica no modelo nacional.
Lancia Musa, um Idea com outra cara, talvez esses faróis inspiraram o modelo brasileiro pós 2011.
  As grandes diferenças entre os carros vendidos nos dois continentes eram basicamente a plataforma, no modelo europeu era utilizada a plataforma do Fiat Stilo, no Brasil o carro é baseado no Punto e conta com uma suspensão calibrada para as condições de rodagens precárias do nosso país. Internamente ambos contam com bom espaço interno mas, é no painel que a maior diferença é sentida, na Europa, o Idea tinha o quadro de instrumentos ao centro do painel e a alavanca de cambio em posição mais alta, tipico de minivans, como no Citroën Xsara Picasso que tivemos por aqui. No Brasil o quadro de instrumentos fica em posição convencional e a alavanca de mudanças mais distante do volante entre os bancos dianteiros.
Painel do Ideai europeu à esquerda, à direita painel do Idea Adventure brasileiro.
  No Brasil o Idea foi disponibilizado em 2 versões no seu lançamento, a ELX com motor 1,4 FIRE flex que desenvolvia 80 cv quando abastecido com gasolina e 81 cv com etanol. E o 1.8 flex de origem GM que rendia 112 cv com gasolina e 114 cv quando abastecido com etanol,  na versão HLX, essa ultima apenas com motor GM. Alguns meses após o lançamento a Fiat entrou na onda dos aventureiros urbanos com o Idea Adventure, além da suspensão elevada, detalhes em plástico tomavam conta da parte inferior da carroceria, estepe externo e instrumentação extra que contava com bussola, inclinômetro e altimetro, a versão era equipada com o motor de 1,8 litro de origem GM. A versão HLX podia receber o teto panorâmico Skywindow que cobria cerca de 70% do teto. Em 2011, o Idea recebeu uma profunda alteração estética e ganhou novos motores da família E-Torq, mas essas mudanças são assunto para uma próxima postagem.
Modelo Adventure, plásticos por todo lado e estepe do lado de fora.

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