quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Audi RS6 (Typ 4B)


  O Audi A6 foi lançado em 1994, sua missão era substituir o Audi 100. A primeira geração representava uma evolução do modelo que substituiu, disponibilizado com carrocerias sedã ou perua foi considerado um dos melhores carros de sua época, era oferecida ainda a versão S6 que contava com motor 5 cilindros em linha de 2,3 litros equipado com turbocompressor, o propulsor gerava 227 cv a 5900 rpm e o torque de 33,2 kgf.m estava disponível a partir das 1950 rotações. A aceleração dos 0 aos 100 km/h era realizada em 6,7 segundos e a velocidade máxima era de 235 km/h. Existiu na primeira geração o S6 Plus que foi disponibilizado apenas no ano/modelo 1997, o Plus vinha equipado com um motor V8 de 4,2 litros, 32 válvulas que desenvolvia a potência de 322 cv, foram fabricados apenas 952 unidades do S6 Plus, sendo 855 peruas e 97 sedãs.
Audi S6 Plus na rara carroceria sedã, a versão RS não era disponibilizada na primeira geração do A6.
  Em maio de 1997, chegava ao mercado alemão a segunda geração do Audi A6. Em 2001, era disponibilizado o S6, assim como na geração anterior disponibilizado nas carrocerias sedã e na perua Avant, o S6 trazia o motor V8 de 4,2 litros que desenvolvia agora 335 cv a 7000 rpm e tinha torque máximo de 42,8 kgf.m a 3400 rpm, a aceleração de 0 a 100 km/h era feita em 5,7 segundos, sua velocidade máxima era limitada eletronicamente aos 250 km/h. Para quem buscava algo acima do S6 de segunda geração a partir de 2002 era disponibilizado o RS6, inicialmente disponível apenas na versão Avant, em pouco tempo ganhou a versão sedã, o design do RS6 era marcante, as grandes rodas de 18 ou 19 polegadas, o para-choque dianteiro com três grandes aberturas e faróis de neblina, pela dupla saída de escape e com o emblema que identificava a versão na grade do radiador que tinha o estilo colmeia. A cereja do bolo repousava sob o capô, um V8 de 4,2 litros com 5 válvulas por cilindro alimentado por dois turbo compressores desenvolvido pela divisão esportiva da Audi na Alemanha e montado pela Cosworth na Inglaterra, esse motor entregava a potência de 444 cv disponível entre 5700 e 6400 rpm, o torque de 59 kgf.m estava disponível na faixa das 1950 até as 5600 rpm, essa ampla faixa de torque e potência era conseguida graças a adoção de comando de válvulas variável na admissão, resultado desses números, 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e velocidade máxima de 270 km/h sem limitação eletrônica. O RS6 não é apenas uma versão esportiva do A6, mas um verdadeiro esportivo, na terceira geração ganhou motor V10, na geração atual tornou-se hibrido, mas tudo isso é um assunto totalmente diferente e que merece uma ou mais postagens dedicadas.
Audi RS6 Avant baseada na segunda geração do A6, essas rodas tiveram diversas réplicas no início dos anos 2000.

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