quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Jaguar XK


  Desde o início de sua história em 1934, ainda como SS Cars Ltd. A marca é conhecida por seus elegantes e requintados esportivos. Em março de 1945, a empresa passava a ter o nome que traz até hoje, pois no período da Segunda Guerra Mundial SS poderia ser confundida com a polícia nazista, mas o nome Jaguar já estava presente na empresa desde 1935, ano em que era lançado o esportivo  cujo nome era SS Jaguar.
Belíssimo SS Jaguar Airline Sedan de 1935.
  Quando a Jaguar lançou o XK em 1996, não imaginava o tempo que o carro permaneceria no mercado. A história da Jaguar foi conturbada ao longo destas últimas três décadas, passou pelas mãos da Ford, da qual foi detentora da marca desde de 1989, enfrentou uma quase falência em meio a uma turbulenta crise que atingiu em cheio as montadoras inglesas, principalmente as ligadas ao grupo Ford, acabou sendo comprada pela indiana TATA em 2008. Graças a essa história recente o XK acabou ficando em linha até o ano de 2014.
Jaguar XK de primeira geração.
  Em 2006, dez anos após o lançamento da primeira geração, o XK chegava a sua segunda geração. Equipado com motor V8 de 4,2 litros, esse motor desenvolve a potência máxima de 300 cv e 42,8 kgf.m de torque, o que leva o XK de segunda geração aos 100 km/h em 4,4 segundos e a velocidade máxima de 299 km/h. Existia ainda o XKR, uma versão mais potente e com design diferenciado, mas isso fica para uma próxima.
Aston Martin DB7, irmão próximo do XK em uma época onde a Ford era proprietária de ambas as marcas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...