quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Chevrolet Opala SS 1972


  Lançado no final de 1968 já como modelo 1969, o Opala ganhou apenas em junho de 1970 ainda na versão 4 portas, a única disponibilizada até então. Externamente ele exibia faixas pretas no capô imitando o  padrão dos Chevrolet's SS vendidos no EUA, as rodas esportivas contavam com tala de 5 polegadas e vinham fixadas com porcas cromadas. No interior o esportivo se diferenciava pelos bancos dianteiros individuais, alavanca de cambio no assoalho, volante de três raios com arao de madeira, o conta-giros tomava o lugar do relógio no painel, um console central exclusivo agora abrigava o relógio de horas, como opcionais o SS podia receber rádio e ar-condicionado.
Opala SS 1971, a carroceria cupê ainda não estava disponível, resultado: um sedã esportivo.
  A motorização do SS era diferente do restante da linha Opala, enquanto os carros equipados com motor 6 cilindros tinham a capacidade volumétrica de 3,8 litros (230 pol³), a versão esportiva ganhava o famoso e venerado 4,1 litros (250 pol³), esse motor desenvolvia 140 cv brutos e contava com 29 kgf.m de torque bruto, na época algumas pessoas achavam o cambio de 4 marchas exagerado, pois o motor 4.1 oferecia muito torque, a 4ª marcha tinha relação de 1:1 e funcionava como overdrive. O SS contava ainda com barra estabilizadora traseira, diferencial autobloqueante (tração positiva como a GM chamava na época), freios dianteiros a disco e pneus 7,35 14 que suportava velocidades de até 180 km/h.
Interior do Opala SS, destaque para o volante, bancos separados e relógio de horas no console central.
  Em 1972, o Opala ganhava enfim a versão 2 portas, tratava-se de um cupê com perfil fastback sem coluna central, no mesmo ano toda linha passava a contar com o motor 4.1, aposentando o 3.8. Outras novidades desse ano foram os itens que tornavam o carro mais seguro contra furtos, trava na coluna de direção e chave para a tampa do bocal de abastecimento. Até 1974, o Opala SS seguiu com pequenas alterações como grade dianteira e a mais marcante as novas faixas do modelo 1974.
Opala SS 1974, novas faixas laterais em um cupê de perfil fastback.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...