quinta-feira, 11 de junho de 2015

Nissan March

  Lançado no Brasil no mês de setembro de 2011 já como modelo 2012, o Nissan March traz uma história muito mais antiga e desconhecida pela maioria dos brasileiros, incluindo entusiastas do modelo. A primeira geração do Micra, nome dado ao March nos mercados asiático e europeu, surgiu 1982, como tudo na época ele seguia o conceito de linhas retas com vincos e ângulos bem marcados. A missão do Micra era enfrentar Honda City (um hatch na época) e, o Toyota Starlet. Uma curiosidade sobre o K10, código interno da Nissan, é que seu design foi concebido para ser o substituto do Fiat 127, mas a montadora italiana acabou aprovando o projeto de Giugiaro que deu origem ao Uno. Nos mercados europeu e norte-americano, o Micra serviu para entrar com a marca Nissan nesses mercados, durante os dois primeiros anos o carro era chamado por Datsun-Nissan Micra, a partir de 1984, ficou apenas como Nissan. Em 1989, o pequeno Nissan passava por seu primeiro facelift, ficando com os cantos ligeiramente arredondados, o modelo recebia ainda para-choques envolventes em plástico. 1989, ficou marcado pelo lançamento do Super Turbo que com o pequeno motor de 930 cc de 4 cilindros e 8 válvulas rendia 108 cv a 6400 rpm e, cumpria a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,7 segundos, sua velocidade máxima era de 180 km/h. O esportivo concorria com Daihatsu Charade GTti, Toyota Starlet GT Turbo e Honda City Turbo II.
Super Turbo o March/Micra esportivo da geração K10.
  A segunda geração (K11), chegaria no ano de 1992. Com design mais arredondado o K11 trazia as linhas clássicas dos anos 90, não cometia exageros e era um carro pacato. Na motorização estava disponível um 1.0 a gasolina de 54 cv e um 1.4 que desenvolvia 75 cv, no mercado inglês havia ainda o 1.5 a diesel de origem Peugeot, conhecido na Europa como Micra 1.5 D. Nessa geração o March contava com abs e air-bag, muito a frente do nível de segurança dos carros brasileiros da época. No ano de seu lançamento, 1992, ganhou o prêmio de carro do ano no Japão. No final de 1997, o Micra passava por um facelift com linhas ainda mais arredondadas, novos para-choques, faróis e lanternas. Nessa geração houve um pequeno conversível com capota de acionamento elétrico, essa versão foi restrita ao mercado japonês, apresentada no Tokyo Motor Show de 1995, entrou em produção apenas dois anos depois e teve poucas unidades comercializadas.
K11 com estilo mais arredondado, linhas típicas dos anos 90.
  Entre 2002 e 2007, foi comercializada a terceira geração do pequeno Nissan a K12. Nessa época o Micra teve talvez o seu estilo mais controverso, linhas arredondadas faziam parte do design de uma forma bem marcada, o carro parecia uma profusão de formas circulares. O conversível Micra C+C foi comercializado também na Europa, era um pequeno cupê 2+2 com capota rígida de acionamento eletro-hidráulico, o carro foi concebido pelo estúdio de design da Nissan na Inglaterra.
K12 e seu design controverso.
  Lançado no ano de 2007, a terceira geração do March a K13, marcava a entrada do modelo no mercado brasileiro no ano de 2011. Com design simpático ele teve a difícil tarefa de encarar os tradicionais compactos do nosso mercado, Com duas opções de motorização, sendo uma 1.0 16v rendia  74 cv, a outra opção era o 1.6 e o 1.6 6v de 111 cv, ambos compartilhado com modelos Renault. A partir de 2014, como modelo 2015, o March passava a ser fabricado no Brasil, com design renovado o compacto recebia linhas mais harmônicas, equipamentos e, um novo motor 1.0 de 3 cilindros e 12 válvulas, esse motor desenvolve a potência máxima de 77 cv a 6200 rpm e o torque máximo de 10 kgf.m a 4000 rpm, esse motor além de ser mais leve, é mais eficiente, contanto com menor consumo de combustível, na versão 1,6 litro, a motorização segue inalterada.
Reestilização da atual geração K13, o primeiro modelo fabricado no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...