quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Guia dos desesperados: Antes de dar a partida.

  Vimos a condição externa e interna do carro, qual próximo passo, ligar o carro? Não, agora vamos ver a parte mais importante, aquela que geralmente causa problemas após a compra de um carro usado, a parte mecânica, ao contrário do que se pensa, não é necessário ter um vasto conhecimento em manutenção automotiva para notar que algo não esta certo, antes mesmo de abrir o capô, existem itens a ser verificados.
Aspecto molhado, indica vazamento nos
amortecedores.
  Abaixar próximo a região das rodas e com o auxílio de uma pequena lanterna pode revelar alguns pequenos problemas, marcas de poeira molhada ou manchas de óleo nos amortecedores indicam que os componentes estão sem ação, já que o fluído responsável por frear o movimento de oscilação das molas já não cumpre mais seu objetivo, as vezes pode ser preciso levantar as coifas para ver se há vazamento, as mesmas rasgadas quando previstas no projeto ou, coxins danificados também significam algum gasto na oficina que pode não ser algo em conta.
  Continuando na parte de baixo, é possível verificar se há marcas de batidas entre os elos das molas, o que levará à troca da peça, pois isso indica que elas já não suportam mais o peso do veículo. Coifas do sistema de direção e transmissão também podem ser verificadas quanto a sua integridade, coifas graxa nos braços de direção ou suspensão são indícios que alguma dessas proteções estejam deterioradas, a solução pode ser a simples troca das guarnições, mas podem guardar surpresas como homocinéticas com folgas ou caixa de direção desgastada, ambos os casos ocorrem graças a abrasão da poeira em componentes que trabalham com relativa precisão e necessitam de lubrificação constante, a perca da graxa pode levar essas peças também ao superaquecimento. No escapamento, vale a pena passar o dedo na parte interna do tubo, deve existir apenas uma fuligem seca, se estiver melado de óleo fuja imediatamente desse carro.
Coifas danificadas, o concerto pode ir além da simples borracha, contaminantes atacam a homocinética ou componentes internos da caixa de direção, esses reparos costumam ter custo elevado.
  Agora sim vamos ao que esta debaixo do capô, nessa parte as pessoas se perdem e levam o extremamente limpo como algo bom, limpeza em excesso no motor pode indicar vazamentos de óleo, o motor com poeira é algo comum, uma vez que o cofre do motor não é completamente vedado, os vazamentos de óleo geralmente formam uma camada de poeira com aspecto molhado. Além de esconder vazamentos, o motor extremamente limpo pode indicar o uso de derivados de petróleo como querosene ou óleo diesel que atacam as borrachas da suspensão, mangueiras e demais peças feitas de borracha, outro produto comum de ser usado nessas lavagens de motor em lojas é o Solupan, um composto químico com característica alcalina, sua composição básica é soda caustica e quando aplicado com concentração incorreta ataca até mesmo o alumínio, atualmente todo carro tem cabeçote feito a partir desse metal e, muitos têm o bloco também em alumínio.
É grande a possibilidade que um motor extremamente limpo esconda vazamento, o maior problema aparece com o tempo, derivados de petróleo ressecam as borrachas, limpadores industriais podem iniciar ou acelerar corrosões.
  Agora vem um detalhe que raramente recebe a devida importância, o sistema de arrefecimento, é simples verificar se existem problemas, o reservatório de expansão fica geralmente em posição de fácil localização no motor, na maioria dos carros é feito em material translúcido e deve ser possível enxergar o líquido, mistura de água e aditivo, caso a aparência seja de ferrugem ou barro e não for possível enxergar o nível, esse carro certamente terá sérios problemas quanto a vazamentos e até mesmo superaquecimento do motor causando danos como queima da junta do cabeçote e até mesmo fundir o motor. O sistema é selado e não deve existir vazamentos, o aditivo além de proteger, ajuda na localização de pequenos pontos por onde a água vaza, as mangueiras se deterioram com o tempo, os sinais é o ressecamento e ao aperta-las é possível avaliar isso, um sistema aparentemente limpo pode estar saturado internamente, nesse caso as mangueiras parecerão quebradiças por dento quando apertadas.
Reservatório de expansão sujo revela a falta de manutenção no arrefecimento, os problemas podem ir de vazamentos, queima da junta do cabeçote e em casos extremos fundir o motor por entupimento de tubulações ou falta de liquido refrigerante.
  A condição interna do motor é sempre uma incógnita, mas existe uma forma de ter uma noção antes mesmo de virar a chave, seguindo a mesma linha do óleo no escapamento, podemos tirar a tampa do bocal de abastecimento de óleo do motor, com o auxilio de uma lanterna é possível ver se existe formação de borra, observar o acúmulo de carvão na tampa do óleo e na vareta também é simples, aliás o óleo deve estar entre o mínimo e o máximo da vareta e mesmo aparentando ser novo, é bom trocar após a compra do carro, muitas lojas colocam o óleo errado, na verdade quase sempre eles optam pelo mais barato.
Com o auxílio de uma lanterna é possível ter noção da saúde do motor por meio do bocal de abastecimento de óleo.
  Outros níveis podem ser checados, como óleo da direção hidráulica, fluído de freio, abrir o reservatório de partida a frio em carros flex, já que a gasolina se deteriora com o tempo e tem um cheiro característico, forte a limpeza é trabalhosa e pode ter um valor considerável para ser executada. O filtro de ar em alguns casos é de fácil acesso, vale a pena nesses casos olhar se não esta saturado, ou se a poeira passa para dentro do motor por erros de montagem ou mangueiras danificadas. agora é a hora de ligar o carro e fazer o test-drive, mas isso é assunto para a próxima postagem.
Em alguns carros o acesso ao filtro de ar é fácil e vale a pena conferir o seu estado, um dono cuidadoso jamais deixará o filtro chegar em um estado avançado de saturação.

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