quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Guia dos Desesperados: Considerações finais.

  Comprar um carro não é uma tarefa simples, um usado envolve muito mais preocupação como vimos durante essa série de postagens. O mercado de usados nos oferece de tudo, carros populares, médios e até mesmo importados dentro de uma mesma faixa de preço, muitas vezes o que parece tentador pode ser uma armadilha, um carro médio terá a manutenção mais cara que um compacto e um importado quase em 100% das vezes a manutenção é muito mais cara quando comparada a um carro médio, ainda mais quando levamos em consideração o valor e disponibilidade das peças e, mão-de-obra qualificada para fazer o reparo e possíveis manutenções corretivas.
  A escolha do modelo é algo primordial, não devemos levar em conta apenas os sonhos de consumo, mas a verdadeira necessidade do carro e o custo de manutenção, atualmente os carros da vez são os SUVs, mas realmente é necessário? Um sedã satisfaz seu uso ou é simples luxo? Lembrando que em manutenção e mobilidade nas cidades os hatchs compactos são as escolhas mais sensatas, um sedã compacto ou um hatch médio da conta para quem faz viagens curtas nos finais de semana com a família ou amigos, já sedãs médios nem sempre têm bom porta-malas, para quem pretende transportar grandes volumes, infelizmente a opção de peruas é limitada, mas pesquisando, existe um carro que cabe perfeitamente em cada perfil de uso.
  Outra coisa importante e muito simplificada atualmente é saber as opiniões de quem tem ou teve determinado modelo, muitos sites focados no mercado automotivo ou em concentrar ofertas, têm uma sessão onde os proprietários expõem os pontos positivos e negativos do seu veículo, se vale a pena ter aquele carro, como é a manutenção, consumo, acabamento e desempenho, fóruns também são bons aliados na hora de procurar um carro usado, mas nesse tipo de ferramenta fica uma ressalva, geralmente as pessoas que participam de fóruns, são fans do modelo específico, algumas opiniões podem ser parciais e defeitos podem não ser citados. É necessário tomar cuidado com opiniões de donos, nem todos admitem que seus carros têm pontos fracos, mas uma pesquisa completa e demorada não ajude.
Sites com a opinião dos dono e fóruns podem ajudar a conhecer pontos positivos e negativos de um carro.
  Esse guia não tem como objetivo indicar modelos de veículos seminovos de determinada marca ou modelo, nem mesmo tem a pretensão de ser uma fórmula exata, afinal quando falamos de algo usado entramos em um mundo de variáveis incontroláveis. Esse guia tem como objetivo fazer com que aquele que pensa em comprar um carro usado, principalmente um seminovo, a reconhecer detalhes que possam indicar um possível mal negócio. Na hora de avaliar um carro, somos tomados pelo emocional e não prestamos atenção em detalhes, a documentação sempre é checada, mas nem sempre lembramos de ver sinais de desgaste, esquecemos de perguntar se o carro possui manual e chave reserva, itens importantes que fazem parte do veículo. As dicas valem também para carros mais antigos, nesse caso devemos tolerar algumas marcas da idade, mas o princípio acaba sendo o mesmo, a não ser que o objetivo da compra seja um antigo para restauro, nesse caso é tudo mais específico, espero que esse guia ajude pessoas a não cometer erros que cometi por duas vezes ao trocar de carro e para quem leu essa última parte e pretende trocar de carro, pesquise no blog por Guia dos Desesperados e saiba o que deve ser levado em conta nessa hora para fechar um bom negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...