sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Gol fim da liderança, novo estilo da terceira geração, o G6.


  A reestilização da terceira geração do Gol ficou conhecida popularmente como G6, a estrutura permanecia inalterada, o estilo da carroceria seguia agora linha mundial da Volkswagen, na dianteira grade e faróis redesenhados formando uma continuidade entre os elementos, sempre inspirados em carros como Golf e Polo, no para-choque grade redesenhada em um único elemento, a traseira traz mudanças mais sutis, a mais evidente fica por conta das lanternas, claramente inspiradas no Polo europeu. O interior permaneceu inalterado.
Traseira inspirada no Polo europeu.
  Lançado em 2013, trazia a inédita carroceira 2 portas para terceira geração, medida tomada para tentar conter o crescimento do Palio, seu principal concorrente no mercado. Disponível apenas com motor 1.0, ela tem como foco frotistas, o motor EA 111 recebia melhorias em sua versão popular, ganhando o sobrenome TEC, a potência permaneceu inalterada, porém haviam melhorias no cabeçote. Em 2015, o nome Special foi recuperado, porém usado para denominar a versão básica com visual alinhado ao restante da linha.
Gol Special 2 portas, o mais básico da linha.
  O ano de 2013 foi o último ano dos 27 de liderança de mercado. A maior novidade de 2013 até agora, foi sem dúvidas o novo motor do Gol Rallye encorporado a linha em 2015, o MSI 1.6 16v que gera 120 cv de potência e 16,8 kgf.m de torque quando abastecido com etanol, o Rallye manteve sua suspensão elevada em 2 cm e para-choques diferenciados com grandes faróis de neblina na dianteira, o motor MSI faz com que o Gol atinga os 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade de 190 km/h, com o cambio de 6 marchas do Fox, certamente esses números seriam melhores. Em 2014, a Volkswageen lançou uma versão com espírito aventureiro com preço mais acessível, a Track disponível com os motores 1.0 e 1.6 8v, ela utiliza para-choques da versão convencional, suspensão elevada da versão Rallye, molduras pretas nos para-lamas assim como detalhes da carroceria, interior com tecido diferenciado e faixa decorativa lateral com o nome da versão, além desses equipamentos o Gol Track vem equipado com pneus de uso misto e conta com rodas de liga-leve como opcional.
Gol Rallye, atualmente conta com o moderno motor 1.6 16v MSI.
  Atualmente o Gol vive um de seus piores momentos, o líder de mercado por quase três década, tem apresentado número de vendas inexpressivos, talvez causado pelo seu alto preço pelo pouco que oferece, talvez pela ampla concorrência que traz melhores atributos em termos de qualidade e custo. O certo é que a montadora deve estar trabalhando duro na próxima renovação de seu carro chefe que não figura nem entre os 10 mais vendidos, o próximo Gol terá a árdua tarefa de melhorar tecnicamente em todos os sentidos mantendo um preço atraente para voltar a conquistar o público, são coisas que só o tempo e o mercado poderão dizer sobre o futuro do carro brasileiro com o maior tempo de produção.

Séries Especiais:

  • Gol Bluemotion: Lançada em 2013 e relançada em 2015, a versão tinha como foco a redução no consumo de combustível, para tal efeito a aerodinâmica foi revista e pneus de baixa resistência ao rolamento foram empregados, a diferença do consumo nunca foi tão grande e a série durou pouco tempo nas 2 ocasiões, em 2015 seria interessante a marca ter adotado o motor MSI de três cilindros do Up! algo que não aconteceu;

  • Gol Seleção: Com o mesmo nome da versão de 2010, o foco da versão de 2014 era comemorar a Copa do Mundo, desta vez realizada no Brasil, disponível com motores 1.0 e 1.6, a versão contava com logotipos da CBF na carroceria, faixa lateral com a inscrição seleção e o número 10 em alusão a camisa canarinho, retrovisores pintados de preto brilhante e rodas de liga-leve, a série foi limitada a 20 mil unidades e, marcou a Copa onde o Brasil foi eliminado pela Alemanha no histórico 7x1;

  • Gol Rock In Rio; Relançado em 2015, a versão era equipada com motor 1.0, a versão contava com diferenciais como logotipo Rock In Rio nos para-lamas, faixa decorativa na lateral, rodas de liga-leve e detalhes internos na cor vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...