quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Chuva, os perigos para quem dirige.

 
Verão no Brasil é sinônimo de tempestades, com as grandes cidades dominadas por concreto e asfalto, invasão desordenada das áreas de várzea, somado a isso, temos o lixo descartado de forma incorreta que agrava ainda mais o problema das enchentes. Para quem tem carro enchentes são terríveis, não é apenas o transtorno do trânsito, mas sim a perda de um bem que muitas vezes tem um grande valor sentimental. Quando estamos trafegando e de repente a chuva começa, o instinto é buscar um local seguro, algo que nem sempre é possível.
  Estacionar o carro na rua é sempre uma loteria, não sabemos se encontraremos o carro no lugar estacionado, se estará vandalizado, batido e por que não inundado? As duas maiores surpresas para quem para o carro em locais desconhecidos em dia de chuva são duas: Uma inundação que além do estrago provocado pela água, existem danos na lataria graças a colisão com outros carros a deriva ou objetos e, uma árvore que fazia sombra, afim de não esquentar muito o interior do veículo, simplesmente caiu e destruiu o mesmo.
  Quando trafegando e a chuva chega, existem cuidados a serem tomados, reduzir a velocidade é prudente, sobretudo no início da chuva onde o asfalto se torna escorregadio graças a formação de uma fina camada de lama resultante da poeira, óleo e outros detritos, uma frenagem nessas condições pode acabar em uma colisão. Existindo conhecimento de que a via em que se esta costuma alagar, se possível mudar o trajeto ou simplesmente buscar um local seguro, ao se deparar com inundações já estabelecidas, na dúvida é melhor aguardar, atravessar um alagamento não é apenas um risco de danificar o carro, mas um risco de vida, já que muitas vezes o alagamento é mais profundo do que aparenta, nessa situação, pode-se ser facilmente levado para um rio ou córrego. Buracos e outros obstáculos também ficam ocultados pela água turva, pelos dejetos nela presente.
  A chuva além dos riscos óbvios, traz um outro que muitos motoristas ignoram, a visibilidade. o ideal é acender o farol baixo e de neblina quando esse último existir, caso mesmo assim a visibilidade se encontre prejudicada, o ideal é procurar um local seguro, estacionar o carro e esperar a chuva parar, evitar acidentes é sempre melhor, a insegurança é um sentimento de proteção nessas horas. Ao estacionar é bom evitar árvores, placas e qualquer objeto que possa vir atingir o veículo. A chuva é uma das forças da natureza que mais causa transtornos ao menos no Brasil, saber como se portar nessa situação é essencial para a segurança de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...