sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Ford 49, o carro que salvou a Ford no pós-guerra.


  O ano de 1949, foi marcado pelo reaquecimento da indústria automotiva Norte Americana após a Segunda Guerra Mundial, foram 4 anos sem novidades no setor, quando ao mesmo tempo as grandes montadoras dos Estados Unidos lançaram quase que ao mesmo tempo seus novos modelos. O Ford 49 não era exatamente um carro moderno, a aposta foi no estilo, a grade dianteira era agressiva e elegante, as linhas da carroceria suaves e simples, aliás a simplicidade era que lhe conferia o ar de modernidade. A campanha de lançamento de 10 milhões de dólares, valor incrivelmente alto para época, ocupou o espaço destinado a publicidade do hotel Waldorf Astoria em Nova York, por uma semana em junho de 1948.
  Com quase 1,2 milhão de unidade afrente do modelo Chevrolet do ano/modelo de 1949, o Ford mostrava-se um sucesso absoluto, o 49 era um único modelo que englobava toda linha da marca com suas variantes, o que incluía tipos diferentes de carroceria e motores. Antes mesmo do início das vendas, 1,3 milhão de unidades já haviam sido reservadas, a aceitação do novo carro, o primeiro desde 1942, salvou a Ford de um caos financeiro adquirido graças ao esforço de guerra. A situação era ainda mais admirável, poi, em 1947 fabricantes menores como Studebaker, Hudson  e Kaiser já fabricavam modelos atuais.
Ford 49, a grade dianteira era seu detalhe mais marcante, o início da inspiração aeroespacial.
  Os motores que equipavam o 49 eram velhos conhecidos da linha Ford, começando com um seis cilindros de 226 pol³ (3,7 litros) com potência bruta de 95 cv a 3300 rpm, o flathead V8 289 pol³ (3,9 litros) entregava 100 cv brutos a 3600 rpm. Apesar da pouco diferença de potência entre os motores, a Ford usava o V8 como marketing, um algo mais, já que a Chevrolet por exemplo só ofereceria motores na configuração a partir de 1955. Outra inovação do 49, ao menos para a Ford, era a suspensão dianteira independente com molas helicoidais, a traseira permanecia utilizando o sistema de eixo rígido e molas semi-elípticas. Outro atrativo técnico era a caixa de marchas com sobremarcha opcional, o freios eram a tambor, como todos carros da época.
Perua Woody, madeira sobre estrutura de aço.
  O 49, podia ser adquirido em 2 padrões de acabamento, o Standard e o Custom. As duas linhas contemplavam o sedan de 2 ou 4 portas e, o Club Coupe, já o Standard atendia ainda ao cupê de 3 lugares, o conversível e a perua Woodie, com acabamento externo em madeira, a estrutura era de aço, disponível apenas na versão 4 portas e acabamento Custom. Com exceção da perua e do conversível, todos os outros modelos da linha tinham em seu desenho, 3 volumes bem definidos, algo que Studebaker e Kaiser também traziam. O para-brisa bi-partido já havia sido abolido pela Nash no mesmo ano, mas não tiravam o charme do modelo Ford.
Modelo 1951, grade modificada passava a contar com 2 ornamentos no estilo hélice.
  De fato, a parte mais marcante do desenho do 49 era sua grade dianteira, com o elemento circular fazendo alusão a uma turbina de avião, o item foi copiado pela Studebaker em 1950, porém a marca dava o nove de nariz de bala. O 49 abria a era da inspiração aeroespacial no design dos veículos americanos, algo muito em voga na década de 50.  Em seu último anos, 1951, o 49 perdia o ressalto central na grade e, passava a contar com dois ornamentos que lembravam hélices, além de outras mudanças de estilo e a opção de câmbio automático. Dizem analistas, caso o 49 não tivesse sido criado, a Ford não teria comemorado seu cinquentenário no ano de 1953, aliás, a montadora foi muito além disso, o modelo transformava a empresa em uma montadora mais flexível e com reações de mercado mais rápidas. O 49 ainda serviu como inspiração para os modelos ingleses Consul e Zephyr e, o alemão Taunos. Não apenas uma sobrevida, mas o início de um sucesso absoluto que já ultrapassa os 50 anos.
   

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