segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O que é um carro esportivo?

 
Quando o assunto é carros esportivos, nomes como Ferrari, Porsche, Lamborghini, entre outras são lembradas imediatamente, porém, um carro esportivo não precisa ser algo exótico, o conceito de esportividade é mais amplo do que pode parecer. Esportividade não esta limitada aos carros com comportamento agressivo, que não podem ser utilizados do dia-a-dia ou a carros extremamente caros nos quais apenas uma pequena parcela dos entusiastas podem contemplar.
  De fato, o mercado brasileiro já viveu tempos onde toda grande montadora instalada no país investia em versões esportivas. Em alguns casos, a versão esportiva era de enorme contraste dentro da mesma linha. Gol, Uno e Corsa são bons exemplos desse contraste, carros que eram populares e, contavam com versões extremamente peladas e sem o menor apelo visual ou dinâmico e, com versões esportivas, com motores ou acerto mecânico exclusivo, suspensão recalibrada, freios redimensionados e claro, não poderia faltar adereços visuais tando por fora quanto por dentro, esses carros contavam também com painel de instrumentos completos.
  Com o passar dos anos, foi a vez dos carros médios assumirem versões esportivos, apesar de eles existirem como o Monza S/R, Kadett GS e GSi, Passat TS e GTS Pointer e, o Escort, esse apesar de concorrer com o Gol inclusive em versões esportivas sempre foi um carro médio. Nos anos 90 a briga era entre Tempra Turbo e Vectra GSI, porém, após o ano 2000, apenas os médios permaneciam com opções esportivas, porém, com aparência bem mais sóbria. Atualmente temos poucos modelos esportivos oferecidos por montadoras tradicionais no mercado nacional, porém, a Renault com o Sandero RS, tenta trazer novamente ao mercado nacional esportivos mais acessíveis.
  No exterior versões esportivas vão dos carros mais acessíveis até os mais luxuosos. Carros esportivos na visão dos consumidores, sobretudo no mercado europeu, esportivos não são necessariamente carros rápidos, mas carros com bom comportamento dinâmico, em sua maioria, carros leves com motor com potência um pouco acima de versões normais, suspensão e direção mais diretas e claro, que entregam uma grande dose de diversão ao volante. Exemplos não faltam, como os carros clássicos da Lotus, onde o comportamento e a leveza são mais importantes do que a potência em si.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...