quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Viagens de fim de ano, planejar é a melhor saída.

  Enfim chegamos a dezembro, o mês que fecha o ano, a enorme correria do fim de ano se aproxima, junto com preocupações e obrigações, para muitos é a época das merecidas férias ou mesmo aquela semana longe do trabalho e dos estudos, coincidindo com o final da primavera e início de verão, muitos aproveitam para pegar a estrada e dar aquela bela descansada. Apesar da crise econômica, as pessoas não deixam de viajar e, é aqui que a coisa pode complicar, viajem de carro não basta encher o tanque preparar as bagagens, encher o tanque e cair na estrada, planejamento é essencial para que tudo decorra o mais próximo do ideal, já que imprevistos sempre podem acontecer.
Sites de mapas, ótimos para planejamentos.
  Uma boa viagem requer planejamento, checar a rota, a presença de pedágios, condições da estrada, locais de parada e, o melhor horário e dia para viajar. É sempre bom evitar vésperas de feriado e de datas festivas, nessas ocasiões as estradas concentram um grande volume de pessoas, o transito lento, as horas a mais gastas, o estresse desnecessário e até mesmo aborrecimentos podem ser evitados quando existe planejamento prévio. Quando não possível for viajar fora de vésperas, é interessante faze-lo nos horários fora do pico, já que o transito poderá estar mais livre. Em viagens longas paradas de tempos em tempos são necessárias, o tempo depende muito do motorista, mas entre 3 e 4 horas é um período aceitável para dar uma esticada nas pernas, comer algo e ir ao banheiro, cada organismo reage de uma maneira diferente ao cansaço, é importante respeitar os próprios limites para não colocar em risco a sua viagem ou a de terceiros.
Revisão faz parte do planejamento.
  A manutenção também envolve o planejamento, mesmo que a manutenção seja feita de forma programada, é sempre bom revisar itens importantes antes de viajar. Estado dos pneus, folgas na suspensão, alinhamento da direção, estado dos freios, embreagem, luzes, limpador de para-brisas, sistema de arrefecimento, devem receber a máxima atenção, esses itens garantem a boa dirigibilidade nas mais diversas situação, além de, serem fundamentais para a segurança dos ocupantes do carro. O estepe deve ser calibrado, afinal um pneu furado pode ser ainda mais frustrante quando a roda de emergência encontra-se avariada. O óleo do motor e da transmissão em modelos que pedem a troca periódica devem ser analisados a necessidade de substituição, se o lubrificante suporta a distância a ser percorrida e esta entre o nível máximo e mínimo não é necessária a substituição, caso o nível esteja baixo mas não estoure o prazo pode-se completar o lubrificante com um da mesma marca e especificação, na dúvida ou no caso do prazo vencer durante o trajeto, antecipe a troca.
  Caso esteja indo para uma cidade turística e vá ficar em um hotel ou pousada, faça as reservas com antecedência e, antes de viajar confirme se a reserva realmente foi efetuada, nada pior do que chegar ao destino e não ter onde repousar e pior, todos outros locais possíveis se encontrarem na mesma situação. Caso fique em casa de amigos ou parentes, evite chegar muito cedo ou tarde, pode ser um incomodo para ambos os lados.planeje os gastos e, tenha sempre uma reserva para imprevistos, viajar com dinheiro contado é um risco a ser evitado.
Imprevistos podem acontecer.
  Na estrada toda atenção deve ser redobrada, deve-se analisar o comportamento de outros motoristas, quando o transito estiver fluindo evite ficar em meio a aglomeração de veículos, um pequeno erro nesses casos pode resultar em acidentes, as vezes afastar-se dos "bolos" é uma atitude sensata, nesses casos existem duas saídas conforme a situação permita, aumentar o ritmo e manter-se a frente, ou diminuir e tomar uma distância segura. Caso tenha algum carro quebrado, algum socorro em andamento não seja curioso siga o tráfego, a curiosidade pode causar mais acidentes. Caso esteja trafegando em uma rodovia pedagiada e, um pneu furar ou o carro parar por problema mecânico, é melhor esperar o socorro da concessionaria e não se arriscar junto ao veículo, nesse caso retire os ocupantes do veículo e fique o mais longe possível do carro, afinal, é melhor prevenir um grave acidente, acostamento não é um local seguro para esperar socorro.
   Uma viagem bem planejada, é uma viagem tranquila. Muitos transtornos podem ser evitados com esses cuidados simples, o carro em ordem, a mente descansada, a calma e tranquilidade, afinal o descanso e o prazer de uma viagem deve começar na estrada, descontrair, aproveitar as paisagens, as paradas em lugares diferentes, até turísticos, tudo isso enriquecem ainda mais a experiência, claro como já dito, evitar os horários de pico e vésperas tornam tudo ainda mais prazeroso. Planeje bem as férias e boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...