segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Cambio Powershift, enfim uma resposta da Ford.

 
Câmbios automatizados são amados ou odiados desde as versões mais simples, com acionamento eletro-hidráulico ou elétrico, e nas versões mais sofisticadas de dupla embreagem. Se por um lado um carro equipado com o equipamento une a esportividade de um manual e o conforto de um automático, os de dupla embreagem ainda trocam de marcha em frações de segundos, o que em carros esportivos faz toda diferença, já que a aceleração é feita de forma muito mais rápida do que o homem pode ser.
  No Brasil, a Ford é a montadora que adotou o cambio de dupla embreagem em seus modelos automáticos e, não optou pelo automatizado convencional em seus carros intermediários. O cambio denominado de Powershift, logo após as primeiras unidades vendidas, virou motivo de piada entre donos de veículos da marca e entusiastas de outras montadoras. Os problemas iam de trepidação, passando por trancos e até superaquecimento da transmissão, alguns motoristas ainda relatam perda de força e, em casos extremos a falha não permitia o engate de nenhuma marcha, levando a troca prematura da embreagem.
  Após diversos relatos dos problemas em carros vendidos entre 2013 e 2014, alguns saíram na mídia especializada e muitos procuraram órgãos de defesa como o Procon, esse por sua vez sugeriu aos proprietários formalizarem de forma escrita o problema com o câmbio e enviarem a montadora. Quando o defeito ter sido a causa de um acidente, a recomendação é entrar judicialmente com pedido de reparação de danos.
  Como resultado das frequentes reclamações, a Ford admitiu falhas no Powershift comprometendo-se a concertar todos os carros com defeito, além de ampliar a garantia dos modelos fabricados nos dois anos envolvidos no chamado, os proprietários serão comunicados por meio de cartas ou mala direta, com todas as instruções sobre o agendamento e o procedimento de reparação. A garantia de 3 anos será estendida de 3 para 5 anos ou 160 mil quilômetros. A resposta da montadora de certa forma assegura a confiança em seu produto e demonstra respeito com consumidor, afinal o câmbio Powershift é admirável como qualquer outro automatizado de outra montadora, porém, um sistema novo em sua primeira geração, sempre estará sujeito a falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...