sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Chevrolet Opala 1988 Thunder Bee.


  Voltamos ao ano de 2009, capa da revista Fullpower edição 90, o SuperChevy como dizia a publicação, um Opala 1988 amarelo, exibindo sua usina de força, um seis cilindros turbo de 1000 cv de potência que chegava aos 260 km/h em 8 segundos, para isso, um investimento de mais de R$ 180 mil reais.
  Boa parte das peças do Opala número 46 que na época corria na categoria EST, estruturada, posteriormente integrando a categoria Pro Mod, trazia diversas peças importadas empregadas na sua preparação extrema. O cabeçote, rendeu trabalho de dois anos, a peça de alumínio contava com dutos individuais, no modelo original a mesma peça era de ferro fundido e com dutos gêmeos. O cabeçote foi obra de nada menos do que de Mike Kirby, uma lenda quando o assunto é o motor Chevrolet de seis cilindros, inventor do Lump Port, um design diferenciado dos dutos de admissão que aumenta a velocidade da mistura para dentro dos cilindros. As válvulas de Iconel , liga de alta resistência composta por aço, níquel e cromo, além de extremamente leves, suportam altíssimas temperaturas, aliás, o mesmo material é utilizado nas válvulas dos Top Fuel americanos com potencia que chegam aos 10000 cv.
  A alimentação da usina de força conta com sistema de injeção eletrônica FuelTech que comanda 12 injetores Bosch 160 lb/h, bomba elétrica e dosador da Aeromotive aliados a um corpo de borboleta de 105 mm da Holey. O ar admitido pressurizado por um turbocompressor Bullseye S491 que segundo a fabricante Borg Warner, suporta até 1800 cv. Para refrigerar o ar admitido, um watercooler Spearco instalado onde seria o banco do passageiro ainda ajuda na distribuição de peso.
  Na segunda puxada ainda com essa configuração, logo em seguida a turbina seria substituída por uma Turbonetics Y2K de 88 mm, o Thunder Bee, cruzou o 1/4 de milha em 8,6  segundos a 266 km/h. Um belo projeto, um clássico contemporâneo da arrancada nacional que continuou a evoluir e, a arrancar sorrisos dos fans do esporte a motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...