segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

130 Anos do primeiro automóvel

 
No último dia 29 de janeiro, a primeira patente de um automóvel completou 130 anos, 29 de janeiro de 1886, Karl Benz tido como o criador do carro registrou o Benz Patent-Motorwagen, porém, existem controvérsias sobre o real inventor do meio de transporte, já que em 1769 o francês Nicolas-Joseph Cugnot havia desenvolvido um modelo equipado com motor a vapor que não ultrapassava os 3 km/h, portanto o modelo de Benz é mais próximo ao automóvel moderno, já que seu motor era de combustão interna, graças a invenção de Nikolaus Otto, outro alemão que inventou o motor de combustão interna que leva seu nome 10 antes da sua primeira aplicação em um veículo.
Conjunto mecânico do Patent-Motorwagen.
  O Patent-Motorwagen era um misto de carroça e triciclo, com 2 rodas atrás e uma única na dianteira, o modelo não contava nem mesmo com volante, uma alavanca servia como instrumento para controle da direção, o motor de apenas 1 cilindro, gerava apenas 0,75 cv de potência e levava o carro a velocidade máxima de 16 km/h. No mesmo ano do invento de Benz, ainda na Alemanha, Gottlieb Daimler e Whilelm Maibach criaram o primeiro carro de quatro rodas, anos mais tarde Daimler e Benz se juntaram, dando início a uma das marcas mais tradicionais até os dias atuais, a Mercedes-Benz.
  A criação do automóvel não revolucionou apenas os meios de transporte, mas promoveu um enorme avanço industrial e social ao longo de sua evolução, as distâncias foram encurtadas, fazendo com que as pessoas se deslocassem de forma cada vez mais rápida e de forma mais confortável e segura. Uma revolução que esta diretamente ligada ao automóvel, a produção em larga escala no sistema de linhas de montagem, onde cada trabalhador tem uma função especifica na montagem de um produto ou bem, o Fordismo, como conhecemos nas aulas de história. Sistemas cada vez mais complexos visando a eficiência e a segurança também fazem parte das evoluções geradas a partir da tecnologia desenvolvida para automóveis. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, o carro não é apenas um meio de transporte, mas algo que desperta paixões, incita inovações e ainda, desperta em muitos o interesse pela história.
Evolução automotiva, uma evolução também dos meios de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que não tenham relação com o assunto do blog não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...